terça-feira, 19 de maio de 2009

Vasopressina

Regulação da diurese pelo ADH e aldosterona
O hormônio antidiurético (HAD, em inglês ADH), é um hormônio humano que é secretado quando o corpo está com pouca água; fazendo com que os rins conservem a água, concentrando e reduzindo o volume da urina. Este hormônio também é chamado de vasopressina, pois aumenta a pressão sanguínea ao induzir uma vasoconstrição moderada sobre as arteríolas do corpo. O ADH atua no néfron, favorecendo a abertura dos canais de aquaporinas no Túbulo Contorcido Distal, impedindo que a água seja eliminada pelo Ducto Coletor.
A vasopressina é secretada pela neurohipófise (porção posterior da hipófise), mas é produzida por células nervosas do hipotálamo que estendem seus axônios até a neurohipófise.
O álcool (do consumo de bebidas alcóolicas) suprime a produção do ADH, aumentando a diurese.

Problemas causados por produção errada de ADH:

Pessoas com insuficiência cardíaca podem ter seus receptores superestimulados, que por sua vez estimulam a produção do HAD. Esta síndrome é conhecida como "síndrome de secreção inadequada de HAD", "hormônio antidiurético de secreção inadequada", "síndrome da secreção inadequada de vasopressina", "síndrome de schwartz-bartter" ou simplesmente de SIHAD. Esta síndrome, em raros casos pode também ser produzida por uma doença do hipotálamo. O outro lado, a falta de produção do HAD causa a Diabetes insípidus.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vasopressina

Nenhum comentário:

Postar um comentário